Orçamento familiar

A família tem um papel importante para você atingir seus objetivos.

Educação Financeira é uma tarefa que pode começar em casa. No início pode parecer complicado, mas com o tempo essa prática se tornará um hábito mais comum.

>

orçamento familiar

>

Dicas Práticas para Organizar o Orçamento Familiar

Planejar o orçamento familiar é uma tarefa aparentemente simples. É necessário método e força de vontade para começar a organizá-lo. Reunimos algumas dicas para orientá-lo a mudar a forma como lida com o dinheiro. Nem sempre você é culpado pelas suas Dívidas. Na verdade, não ter o conhecimento de Educação Financeira é o que prejudica a Vida das Pessoas.

♦ A Participação da família é importante sempre. Não podemos esquecer dos filhos. Todo mundo pode ajudar bastante. Quando todos estão envolvidos, fica fácil para se definir metas e colaborar no corte de despesas. Quando todos participam das decisões, fica mais fácil colaborar com as decisões! Educação Financeira também começa dentro de casa.

♦ Anotar gastos (todos…todos mesmo) e os meios que você realiza os pagamentos são fundamentais. Ex: Cafezinho, compras no supermercado, aquele lanche que não estava previsto. Anote tudo! Dessa forma fica fácil entender entre os seus gastos o que é possível cortar ou diminuir. Ao pensar em estratégias para controlar seu Orçamento com Sabedoria. Você tem que assumir o controle de suas finanças pessoais.

♦ Quais são as suas prioridades? Quais os itens essenciais que não tem como você tirar de seu orçamento?

♦ Defina com sua família um limite para os gastos. Ex: Para gastar com cinema, roupas, passeios. Acompanhe como está o andamento. Verifique se está funcionando ou não o que definiram no orçamento!

♦ Guarde um pouco de seu dinheiro. Poupança é um caminho inicial se você não domina outras formas de investimento. Lembre-se: Ter um dinheiro guardado é importante para cobrir imprevistos, aproveitar outras oportunidades de realizar pagamentos à vista (dessa forma você evita juros em parcelamentos, por exemplo).

♦ Planeje tudo. Sempre! Compras e outros investimentos devem ser registrados. Ao prever com antecedência seus gastos, você não será pego de surpresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *